Certificação:
Especialização
Duração:
8 Meses
Modalidades disponíveis:
EAD
A educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental devem se constituir a partir de práticas pedagógicas que promovam a garantia dos direitos fundamentais de crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse contexto, o brincar é apresentado como uma das ma is potentes linguagens da infância. O conteúdo deste curso é apresentado a partir da interação entre os aportes teóricos que sustentam a escrita com as experiências oferecidas pelo contexto escolar, proporcionando a especialização de um profissional que atuará junto à educação para a infância. Por isso, torna-se de fundamental importância o aprimoramento dos conhecimentos sobre a organização de um trabalho pedagógico que aborde as questões pertinentes à educação, à ludicidade e ao desenvolvimento infantil, propondo a interação entre as crianças e entre elas e os adultos, bem como as reflexões sobre os principais desafios da educação para a infância.
Graduados em pedagogia e áreas afins que se interessam pelos estudos da infância. O curso se destina também a professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como aos demais interessados que tenham o desejo de qualificar a p rática pedagógica, tendo a ludicidade como elemento fundamental do desenvolvimento infantil.
Proporcionar conhecimentos atualizados sobre a educação para a infância, levando em conta a ludicidade.
Apresentar um estudo de especialização fundamentado nas normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Reconhecer metodologias e práticas pedagógicas inovadoras que atendam às características e às necessidades educacionais das crianças, nos dias atuais.
Aprofundar os estudos acerca do desenvolvimento infantil.
Compreender o brincar como uma das mais potentes linguagens da infância.
• BNCC: Corpo, Gestos e Movimentos
• O Desenvolvimento Motor na Educação Infantil
• O Brincar Corporal na Educação Infantil
• Teorias da Apendizagem
• Infância e Ludicidade
• A Infância e o Desenvolvimento Biopsicossocial
• A BNCC e a Formação do Currículo da Infância
• A Brincadeira e o Desenvolvimento Infantil
• Infância e a Educação Inclusiva
• Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
• Avaliação na Educação de 0 a 10 anos
• A Continuidade da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Doutorado e Mestrado em Psicologia Clínica (Núcleo de Estudos Junguianos – PUC-SP), Especialização em Arteterapia e Licenciado em Educação Artística/Artes Plásticas. É docente nos cursos de graduação em Musicoterapia e Pós em Arteterapia Analítica, da FMU.