Certificação:
Especialização
Duração:
8 Meses
Modalidades disponíveis:
EAD
A alfabetização e o letramento são processos semelhantes, mas ao mesmo tempo que têm aproximações, os distanciamentos se fazem presentes. Sendo assim, a alfabetização é o processo que desenvolve a competência dos alunos para leitura e para a escrita. Já o letramento, se apresenta a partir da função social que a leitura e a escrita representam na vida de cada aluno. O conteúdo do curso é apresentado aliado a experiências práticas, com a profundidade teórica necessária ao nível de pós -graduação, proporcionando a especialização do profissional que atuará na alfabetização e no letramento de crianças, jovens e adultos.
Graduados em pedagogia e áreas afins que se interessam pelos estudos acerca da alfabetização e do letramento. O curso se destina aos professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como aos demais interessados que têm o obje tivo de qualificar a sua prática pedagógica no processo alfabetizador de crianças, jovens e adultos.
Oportunizar novas experiências de aprendizagem sobre leitura e escrita, utilizando propostas metodológicas e avaliativas inovadoras.
Compreender a leitura e a escrita como um processo que tem diferentes níveis cognitivos que devem ser respeitados pelo professor alfabetizador.
Apresentar um estudo de especialização fundamentado nas normativas da Base Nacional Comum Curricular.
Proporcionar novos conhecimentos sobre a organização de um ambiente alfabetizador.
• A Formação do Professor Alfabetizador
• O Ambiente Alfabetizador
• O Processo de Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular
• Psicogênese da Aquisição da Escrita
• A Literatura Infantil e a Formação do Leitor
• A Avaliação como Parte do Processo Alfabetizador
• A Infância e o Desenvolvimento Biopsicossocial
• Teorias da Aprendizagem
• Infância e Ludicidade
• Altas Habilidades e Superdotação
• Pesquisa e Intervenção Psicopedagógica
• Psicopedagogia Institucional
Doutorado e Mestrado em Psicologia Clínica (Núcleo de Estudos Junguianos – PUC-SP), Especialização em Arteterapia e Licenciado em Educação Artística/Artes Plásticas. É docente nos cursos de graduação em Musicoterapia e Pós em Arteterapia Analítica, da FMU.